FarCry 3
Desenvolvedor: Ubisoft
Distribuidora: Ubisoft
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa
Plataforma: X360
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Descrição:
O cenário escolhido pelos produtores para a terceira aventura é bem conhecido dos fãs do primeiro jogo: uma ilha tropical que apesar de belíssima, abriga grupos criminosos formados por lunáticos. Nesse lugar belo e insano está Jason Brody, um fotógrafo cujo único objetivo é resgatar sua namorada e amigos das garras dos vilões.

Se o roteiro simples não lembra em nada a guerra política de “FarCry 2“, a liberdade de exploração é uma herança considerável, mas também uma ação intensa. Sua gana de escapar é um roteiro que remete a jogos como ‘Call of Duty‘ e mais ainda de ‘Uncharted 3‘.

No centro do conflito está Vaas, o psicopata de cabelo moicano que é figura garantida desde o primeiro trailer do jogo. Vaas é, para os produtores, a ‘síntese‘ do que permeia a insanidade da história. De fato, Vaas é tão maluco que até a atitude de seus comandados sugere uma relação de respeito e medo, mas nenhum deles tem o hábito de pensar antes de atirar à seu pedido. Para piorar, Vaas não é o único bandido, e outros grupos criminosos também surgirão na ilha.

Igualmente louco, um médico drogado conhecido como Dr. Earnhardt é um dos poucos aliados na história. É ele quem acolherá o herói no início da trama, quando ele ainda está ferido. Além disso, ele lhe injetará uma droga desconhecida, a primeira de tantas outras que podem lhe ajudar ou atrapalhar na missão.

O que não está claro, porém, é a real intensão do doutor. Ele é mesmo confiável? O olhar vago desse senhor não transmite muita confiança, o que não descarta também apenas uma relação manipuladora em troca de cogumelos raros. Para aumentar ainda mais a desconfiança, seus personagens são como um “mosaico de disfunção“, formado por “pessoas deploráveis e memoráveis“.

A mecânica de “Far Cry 3“ tem grande diversidade além do tiroteio habitual da franquia. Logo após encontrar Earnhardt, o médico pede a Brody ajuda para buscar um raro cogumelo que está crescendo nas cavernas subterrâneas da ilha.

Nessas cenas, o tiroteio dará lugar à exploração nua e crua, com grande foco no salto a plataformas. Lá, Brody não enfrenta ninguém, mas começa a sentir as primeiras alucinações causadas pela droga, que faz com que todos os elementos do cenário não sejam confiáveis: paredes e chão somem repentinamente e plantas aparecem aleatoriamente.

Além da exploração, o game tem também elementos de ação furtiva. Em uma das cenas, Brody deve explorar um navio cargueiro abandonado sem ser visto pelos capangas de Vaas. Nesses momentos, o uso de faca para render os bandidos será primordial para não chamar muito a atenção do bando. A liberdade dá aos jogadores diferentes formas de concluir sua missão. Ele pode encontrar uma asa-delta para chegar lá e evitar o conflito, por exemplo.

Suporte: 1 jogador, multiplayer online, cartão de memória.
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